O Poder do Óbvio
Na era da informação, com alguns cliques na internet, temos acesso a qualquer assunto, o que nos dá a falsa impressão de que somos especialistas e podemos discutir sobre tudo. Pense nas empresas: todos nós nos sentimos experts em bom atendimento, condução de vendas e marketing, afinal, somos bombardeados diariamente com uma enorme quantidade de informações e já estamos nesse jogo há muito tempo, certo?
Mas se isso é verdade, por que cada vez mais somos maltratados como clientes de outras empresas e serviços? Se as informações estão disponíveis para todos e esses temas são conhecidos, por que tantas empresas perdem clientes, vendas e acabam fechando?
A resposta é ÓBVIA: porque apesar de saberem o que fazer, não o fazem como deveriam!
A OPDO é um instituto focado em eficiência e eficácia, não apresentando propostas novas e milagrosas, mas sim resgatando boas práticas que se perderam ao longo do tempo por serem tão óbvias. Já percebeu a quantidade de pessoas e influencers que renomeiam conceitos e criam temas e palestras “inovadoras” que na verdade falam das mesmas coisas que conhecemos há anos? Sabe por quê? Porque o que realmente falta não é um novo tema, mas uma nova reflexão sobre os temas óbvios, com mais atenção e aplicações mais simples, que possam ser repetidas diariamente, para que não se percam com o tempo.
Quer entender esse princípio de maneira mais simples e compreender O Poder do Óbvio? Pense em nossos corpos. Quase todos gostaríamos de ter corpos definidos e fortes, com a quantidade certa de gorduras e músculos, mas a maioria de nós não os tem. Por quê? Porque dá trabalho e exige esforço! Gostamos de comer o que queremos e quanto queremos, e não gostamos de nos exercitar, preferindo outras atividades mais prazerosas.
Qual é o princípio óbvio nessa situação? Sabemos exatamente o que deveríamos fazer, mas nos sabotamos! Por isso surgem novas dietas milagrosas, novas modalidades esportivas que prometem queimar calorias com o mínimo esforço, e aparelhos que prometem exercitar enquanto você assiste TV ou lê um livro. E sabe o que é pior? Acreditamos e compramos essas ideias, gastando tempo e dinheiro, quando tudo o que realmente bastaria (salvo exceções) seria seguir a fórmula óbvia de ingerir menos calorias e queimar mais através de exercícios físicos.
Assim é a OPDO, um instituto que busca o simples e óbvio, sabendo que, apesar de simples e óbvio, isso é frequentemente negligenciado. Por isso, nos propomos a convencer pessoas e igrejas com propostas que fazem total sentido e, se postas em prática, trarão excelentes resultados!
Agora que entendemos o poder do óbvio, quer saber algo também óbvio e impactante? Atualmente, o Brasil tem 207 milhões de brasileiros, dos quais 189 milhões são cristãos e 66 milhões são evangélicos. Infelizmente, ao sair às ruas, percebemos que esses números não se traduzem em impacto direto no comportamento da nossa sociedade.
Já pensou no impacto positivo que esses 66 milhões de evangélicos espalhados pelas 110 mil igrejas no Brasil poderiam ter na sociedade se nos uníssemos para transformar parte dessas igrejas em centros de educação e serviços sociais e cristãos? O discurso é de unidade, mas a triste prática é o denominacionalismo. O entendimento de que todo reino dividido não subsiste talvez mostre a estratégia de nosso verdadeiro inimigo, que claramente entendeu que não poderia parar a igreja, mas poderia fracioná-la, tornando-a menos capaz.
A unidade da igreja, ao menos em torno de doutrinas fundamentais, pode ser uma realidade, mesmo que doutrinas menores nos separem. Diante disso, devemos nos perguntar se realmente entendemos 1 Coríntios 12:14-20 e estamos dispostos a cooperar uns com os outros.
Nós acreditamos que podemos cooperar e atuar juntos!