Sal e Luz

¹³ Vocês são o sal da terra. Mas, se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. ¹⁴ Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.

(Mateus 5)

Quando esta frase foi dita por Jesus aos seus ouvintes, ela teve uma compreensão muito diferente de quando nós a lemos hoje. Imagine que não havia energia elétrica e que as cidades ficavam distantes longas caminhadas umas das outras. Por vezes, os viajantes noturnos ficavam totalmente sem referências para prosseguir, tendo que dormir à beira do caminho até o raiar do sol. Mas, outras vezes, uma simples silhueta da cidade distante já poderia servir para motivar a continuada caminhada. Neste caso, uma pequena luz de vela pode servir de grande fonte de motivação.

Agora pense no sal nesta mesma época, em que era usado também para preservar alimentos, pois não havia um local gelado, sendo a principal forma de manter carnes e peixes para consumo futuro. A ausência de sal significava a continuidade da deterioração natural.

Voltemos agora para os nossos dias atuais no Brasil. Olhe ao seu redor e responda: você acredita que nossa sociedade está moral e civilizatoriamente melhor ou pior do que algumas poucas décadas atrás? Consegue ver alguma melhora no futuro próximo se mantivermos as bases educacionais? Se suas respostas forem como as minhas e você também percebe a crescente deterioração moral e das interações sociais, assim como eu, não deve ter boas esperanças para o nosso país, certo?

Já percebeu a quantidade de pessoas que demonstram estar andando no escuro, procurando uma verdade para chamar de sua? Paralelamente, você tem acompanhado os noticiários falando sobre o aumento de casos de depressão e suicídio entre jovens?

Agora voltemos ao entendimento que os primeiros cristãos tiveram ao serem expostos ao fato de que eles deveriam ser sal e luz. Olhe para a sociedade e responda para si: você realmente acha que nós (como igreja) estamos fazendo a coisa certa?

Pois é. Atualmente somos 66 milhões de cristãos evangélicos no Brasil, distribuídos por 110 mil igrejas.

Se o sal não servir para preservar, para que servirá?